Voltar para os eventos

Por quê “Vitruviana”?

Homem Vitruviano é o nome de um desenho icônico feito por Leonardo da Vinci (1452 – 1519), e representa o ideal clássico do equilíbrio, da beleza, da harmonia e da perfeição das proporções do corpo humano.

O Homem Vitruviano, também conhecido como “O Homem de Vitrúvio”, é uma ilustração criada por Leonardo da Vinci, em 1490, a partir do conceito desenvolvido pelo arquiteto romano Marcos Vitrúvio Polião, autor dos Dez Livros sobre a Arquitetura (De Architectura Libri Decem, em latim).

O desenho representa o ideal clássico do equilíbrio, da beleza, da harmonia e da perfeição das proporções do corpo humano. Também mostra o conceito da chamada “proporção divina” e teve sua construção baseada no raciocínio matemático e na proporção áurea, conhecida também como “número ideal”.

Mais que perfeita, uma obra de arte memorável, assim como a Cerveja Vitruviana. A perfeição no cálculo da fórmula da Vitruviana é o que a faz diferente de tudo que você já viu.

O ÍCONE – Na Antiguidade Clássica, o quadrado e o círculo eram padrões geométricos da “Ordem Cósmica”, ou kosmikí táxi, em grego. Ou seja, eram símbolos da perfeição seguida pelo universo tanto no macrocosmo quanto no microcosmo. O triângulo, para o Renascimento, simbolizava equilíbrio, estabilidade. Além disso também tinha conotações religiosas, estando ligado à Santa Trindade e até mesmo como um símbolo de Deus.

Link para o evento